(54) 9 9605.7729 | (54) 3231 2872 | contato@hfcarraro.com.br
Menu

você está em: Inicial | Agricultura familiar agroecológica

O Mundo Orgânico

Acompanhe

Conheça os benefícios da agricultura familiar agroecológica

 
Você sabe de onde vem a maioria dos alimentos que abastecem a mesa dos brasileiros diariamente? Arroz, feijão, leite, carnes, milho, mandioca, frutas, verduras e hortaliças são alguns alimentos produzidos pela agricultura familiar. Essa modalidade de trabalho é responsável por metade dos alimentos consumidos no país.

Mais do que fornecer alimentos, uma grande preocupação da agricultura familiar é cultivar os produtos de forma sustentável, utilizando as técnicas de agroecologia.

Quer saber mais sobre o que é a agricultura familiar agroecológica e como ela traz benefícios para os consumidores e o meio ambiente? Então continue a leitura.

O que a agricultura familiar agroecológica?

Como o nome já diz, a agricultura familiar envolve atividades agrícolas compartilhadas pela família e está ligada a diversas áreas do desenvolvimento rural.

Uma característica marcante do setor é a produção diversificada que inclui produção agrícola, florestal, pesqueira, pastoril e aquícola.

Hoje em dia, tanto os produtores quanto os consumidores tem mais consciência da importância de consumir alimentos saudáveis e livres de pesticidas e fertilizantes sintéticos. É por isso que a agricultura familiar agroecológica está ganhando mais espaço no mercado.

A agroecologia é a ciência por trás da agricultura sustentável em todas as etapas de produção. Incentiva os produtores a fazer melhor uso dos bens e serviços da natureza, sem danificar esses recursos.

Os métodos da agricultura familiar agroecológica não só fortalecem a resistência ecológica e econômica diante das atuais crises de clima, água e energia, mas também oferecem um caminho para o cultivo de alimentos mais saudáveis e que estejam ao alcance de todas das pessoas.

Importância da agricultura familiar

A agricultura e a produção de alimentos são a base da vida e da economia e têm muitas funções na criação de sociedades saudáveis. Eles estão no centro da abordagem de desafios como fome e pobreza, mudança climática e meio ambiente, bem estar e saúde da comunidade rural, renda e emprego.

A agricultura familiar agroecológica garante uma produção mais verde, mais produtiva e permite que as pessoas locais contribuam ativamente para a encarar todos esses desafios.

No Brasil, a agricultura familiar tem um importante papel socioeconômico, ambiental e cultural.

As pequenas propriedades rurais conduzidas pelas famílias correspondem a 70% da mão de obra no campo e são responsáveis por 38% do valor bruto da produção agropecuária. Milhões de trabalhadores rurais têm na agricultura familiar sua principal fonte de renda.

No Brasil, existem mais de 4 milhões de propriedades familiares. Isso representa 84% dos estabelecimentos rurais.

Boa parte da produção agroecológica é destinada à alimentação escolar. Em muitos municípios, os pequenos produtores são os principais fornecedores dos alimentos que são servidos para as crianças nas escolas públicas.

Além disso, a Organização das Nações Unidas (ONU), acredita que a agricultura familiar tem uma colaboração fundamental na erradicação da fome no mundo todo e para alcançar a segurança alimentar sustentável.

Vantagens da agricultura familiar agroecológica

Os consumidores devem apoiar a agricultura familiar agroecológica porque há benefícios reais ao comprar produtos produzidos em uma pequena propriedade.

Alimentos mais saudáveis e nutritivos

As fazendas familiares têm mais probabilidade de produzir alimentos seguros e frescos sem o uso excessivo de aditivos. Tanto frutas, legumes, hortaliças e carnes são mais saudáveis e com maior índice nutricional.

Maior variedade de alimentos

Em oposição à agricultura em grande escala que geralmente trabalham com monocultura, a agricultura familiar pratica a policultura. Com um mix de produtos, os agricultores ajudam a manter viva a diversidade das plantas e preservação do solo.

Preocupação ambiental

As práticas agroecológicas preocupam-se com a preservação ambiental e a utilização consciente dos recursos naturais.

A maioria das fazendas familiares tem interesse em preservar sua comunidade e seus costumes, por isso, utilizam técnicas que protegem a terra e a saúde da comunidade. As terras são da família e, de fato, é onde eles vivem e trabalham.

Frequentemente, os sistema alimentar industrial tem impactos negativos na saúde das pessoas, no meio ambiente e no bem estar da comunidade. Agora, as pessoas estão cada vez mais conscientes da importância de uma alimentação saudável, com menos agrotóxicos e substâncias químicas.

Por isso, a agricultura familiar agroecológica pode ser uma solução para os desafios mundiais de fome, saúde, mudanças climáticas, destruição ambiental e desigualdade social.

(54) 3231 2872
(54) 9 9984.9783
(54) 9 9605.7729
contatocarraro@gmail.com

Matriz:
Capela Sto. Antônio – 2º Distrito
Monte Alegre dos Campos/RS
95236-000

Filial e depósito:
Rua Nilo Peçanha, 1498
Vacaria/RS
95-211.283

Somos uma agroindústria familiar voltada a produção de produtos orgânicos, sem conservantes, sem agrotóxicos e sem adubos químicos, visando uma alimentação saudável para contribuir com a qualidade de vida das pessoas.

Facebook

desenvolvimento Six interfaces