(54) 9 9605.7729 | (54) 3231 2872 | contato@hfcarraro.com.br
Menu

você está em: Inicial | O que é a CSA

O Mundo Orgânico

Acompanhe

Saiba o que é a CSA: Comunidade que sustenta a agricultura

 
E se produtores rurais e consumidores pudessem estar mais próximos e se ajudar mutualmente? Isso é o que acontece na CSA – Comunidade que Sustenta a Agricultura.

As CSA’s buscam um desenvolvimento agrário sustentável e a distribuição dos produtos orgânicos diretamente entre agricultores locais e consumidores. As duas partes dividem responsabilidades, riscos e benefícios da produção agrícola.

Os membros da CSA estão interessados em mais do que verduras ou preço: eles querem saber que estão trabalhando com um produtor profissional que possui preocupação ambiental e social.

Esse programa está trazendo muitos resultados positivos para a agricultura familiar do Brasil e o seu funcionamento é bem simples.

O que a CSA – Comunidade que Sustenta a Agricultura

O princípio básico da CSA é que os produtores de alimentos orgânicos e consumidores trabalhem em conjunto. Um grupo de consumidores se compromete a cobrir os gastos operacionais de uma propriedade rural. Em troca, eles recebem os alimentos produzidos a cada semana ou quinzena.

Assim, os produtores conseguem obter uma renda fixa e ficam menos dependentes de empréstimos bancários. Os consumidores, por sua vez, receber produtos orgânicos, com qualidade e boa procedência.

Os produtos mais comuns produzidos pela CSA são vegetais, mas também pode incluir ovos, aves, frutas, carnes e produtos lácteos. A relação de produtos recebidos é combinada previamente entre as partes e depende do tipo de produção de cada agricultor.

Como é um programa sustentável, a disponibilidade dos produtos depende da estação, da safra e do período do ano, sempre respeitando o tempo da natureza e do produtor.

No Brasil, o projeto da CSA – Comunidade que Sustenta a Agricultura surgiu em 2011. Hoje, a iniciativa tem muitos colaboradores e está presente em mais de 100 comunidades em todo o país.

Benefícios para todos

Meio ambiente, agricultores e consumidores saem ganhando com a Comunidade que Sustenta a Agricultura.

A CSA proporciona aos consumidores a oportunidade de escolher como e onde o alimento é cultivado. Além disso, comer alimentos frescos e diversificados é a base de uma dieta saudável e recomendada por profissionais de saúde.

Para os agricultores, o principal benefício é a possibilidade de ter uma renda mais estável para continuar sua produção. A colaboração do consumidor na CSA é fundamental para valorizar a agricultura familiar e gerar mais emprego e renda no meio rural.

Outra vantagem da CSA é a conexão direta entre agricultores locais e consumidores, o que reduz custos e a ajuda a fortalecer a agricultura local.

As comunidades que sustentam a agricultura também atuam como centros de formação para agricultores que desejam aprender mais sobre o trabalho no campo e também ensinam sobre o funcionamento da CSA.

As CSA’s também ajudam a manter o senso de comunidade. Algumas se dedicam a atender necessidades específicas da comunidade. Um exemplo e a interação entre fazendas, escolas, pais e professores, gerando discussões e conhecimento sobre agricultura familiar e consciência ambiental.

Desenvolvimento agrário e sustentável

É comprovado que o uso de agrotóxicos e outros produtos químicos causam uma série de prejuízos para o meio ambiente e para a saúde humana. Felizmente, esse assunto está em muitas pautas de discussões e as pessoas já tem mais consciência da importância de consumir alimentos orgânicos.

Quando não são utilizados fertilizantes artificiais, pesticidas ou herbicidas, a poluição das águas, erosão do solo e os resíduos tóxicos nos alimentos são evitados.

O trabalho da CSA –Comunidade que Sustenta a agricultura é propor um consumo mais consciente, sem produtos químicos em prol do desenvolvimento agrário sustentável.

O solo é a base da vida humana e a forma como ele é tratado afeta não apenas as pessoas que consomem os produtos agrícolas hoje, mas também aqueles que dependerão do solo no futuro.

Mesmo que nem todo mundo esteja envolvido diretamente na agricultura, o cuidado adequado com o meio ambiente deve ser responsabilidade de cada indivíduo. As pessoas que fazem parte da CSA encontram uma maneira de aproveitar a terra de maneira sustentável.

(54) 3231 2872
(54) 9 9984.9783
(54) 9 9605.7729
contatocarraro@gmail.com

Matriz:
Capela Sto. Antônio – 2º Distrito
Monte Alegre dos Campos/RS
95236-000

Filial e depósito:
Rua Nilo Peçanha, 1498
Vacaria/RS
95-211.283

Somos uma agroindústria familiar voltada a produção de produtos orgânicos, sem conservantes, sem agrotóxicos e sem adubos químicos, visando uma alimentação saudável para contribuir com a qualidade de vida das pessoas.

Facebook

desenvolvimento Six interfaces