(54) 9 9605.7729 | (54) 3231 2872 | contato@hfcarraro.com.br
Menu

você está em: Inicial | Produção orgânica

O Mundo Orgânico

Acompanhe

Produção orgânica: entenda como funciona e quais as vantagens

 
A população mundial está aumentando rapidamente e está cada vez mais difícil fornecer alimentos para todos. Poluição, mudanças climáticas e riscos para a saúde humana são alguns reflexos da agricultura convencional e sua tecnologia com produtos químicos.

Por isso, a necessidade do momento é o cultivo sustentável ao alcance da população. Uma alternativa saudável tanto para a saúde das pessoas, quanto para o futuro do meio ambiente são os alimentos orgânicos.

Quer saber como a produção orgânica funciona e possibilita uma série de benefícios? Então prossiga a leitura.

O que é a produção orgânica?

A produção orgânica é uma técnica que envolve o cultivo de plantas e a criação de animais de forma natural. Esse processo envolve o uso de materiais biológicos e evita substâncias químicas, como fertilizantes sintéticos, pesticidas, reguladores de crescimento e aditivos de ração para gado.

A produção orgânica é baseada em princípios agrícolas ecologicamente equilibrados, como rotação de culturas, controle biológico de pragas, resíduos orgânicos, adubação verde, aditivos minerais e de rochas.

Por mais que hoje a produção orgânica seja considerada uma técnica alternativa, é importante saber que esses métodos são bem mais antigos do que as técnicas agrícolas recentes que incluem o uso de pesticidas e outros produto sintéticos.

Vantagens da produção orgânica

Escolher alimentos orgânicos vai muito além de seguir uma tendência. Essa escolha tem mais a ver com a consciência ambiental e saudável.

As práticas de cultivo orgânico são sustentáveis e proporcionam uma série de vantagens para o meio ambiente, como preservação do solo e da água, diminuição dos efeitos do aquecimento global e apoio ao bem-estar dos animais.

Todas essas questões ambientais refeltem na nossa saúde. Confira os principais benefícios de consumir alimentos orgânicos:

1. Os alimentos são mais nutritivos e saborosos

Vegetais, frutas, grãos e outros produtos de origem orgânica são mais nutritivos do que os alimentos com agrotóxicos.

Isso acontece porque a produção orgânica é gerenciada e nutrida com práticas naturais e sustentáveis que possuem alto valor nutricional e não alteram o sabor dos produtos.

A produção orgânica sempre prioriza a qualidade em detrimento da quantidade, assim, os consumidores podem ter a confiança de se alimentar com um produto saudável e natural.

2. Apoio aos pequenos produtores

A maioria dos produtos orgânicos vem da agricultura familiar. Esses pequenos produtores preocupam-se em manter o equilíbrio entre a agricultura e o meio ambiente e ainda possuem uma participação importante na economia do país.

Ao comprar produtos orgânicos dos pequenos produtores você apoia as práticas de cultivo e consumo sustentável e contribui com a geração de emprego e renda no campo.

3. Incentiva a biodiversidade

A agricultura orgânica estimula a biodiversidade saudável. Essa variedade de espécies desempenha um papel importante na maneira como uma produção resiste ou não a questões como mudanças climáticas, doenças e pragas.

Estima-se que, somente no último século, 75% da diversidade agrícola das colheitas foi eliminada. Se as pessoas não mudarem seus hábitos de consumo, a variedade de alimentos naturais vai diminuir ainda mais.

Além disso, a redução da biodiversidade pode se relacionar diretamente com o número de doenças infecciosas. É por isso que precisamos de métodos de produção orgânica que produzam colheitas resistentes a doenças e pragas para garantir um futuro sustentável.

Produção orgânica no Brasil

O movimento a favor de uma produção mais saudável surgiu em oposição ao crescente uso de agrotóxicos e outros produtos químicos. Até a década de 70, a produção orgânica no Brasil era ligada a movimentos filosóficos que buscavam recuperar o contato entre pessoas e natureza.

A partir da década de 80, surgiram várias cooperativas de produtores rurais para regular a produção orgânica no país.

Um marco importante foi o Foro Global de Organizações Não Governamentais e Movimentos Sociais que aconteceu no Rio de Janeiro em 1992, o ECO 92. Esse evento levantou a necessidade de buscar alternativas para o desenvolvimento sustentável.

A partir de então, a produção e a procura por produtos orgânicos aumentou no mundo todo. Hoje, o Brasil está se destacando como um grande produtor e exportador de produtos orgânicos.

De acordo com dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, são mais de 17 mil propriedades regulamentadas, sendo que 70% delas são da agricultura familiar.

A agricultura orgânica vem crescendo mundialmente porque combate pragas e ervas daninhas sem prejudicar o solo, preserva o equilíbrio ecológico e leva mais saúde para a mesa das pessoas.

(54) 3231 2872
(54) 9 9984.9783
(54) 9 9605.7729
contatocarraro@gmail.com

Matriz:
Capela Sto. Antônio – 2º Distrito
Monte Alegre dos Campos/RS
95236-000

Filial e depósito:
Rua Nilo Peçanha, 1498
Vacaria/RS
95-211.283

Somos uma agroindústria familiar voltada a produção de produtos orgânicos, sem conservantes, sem agrotóxicos e sem adubos químicos, visando uma alimentação saudável para contribuir com a qualidade de vida das pessoas.

Facebook

desenvolvimento Six interfaces